Cidadania Fichamento
F A C U LD A D E
DE
D IR E ITO – C UR S O
DE
D IR E I TO
Ciê nc ia Po lít ica , E sta d o e Co n stit ui çã o
Prof. Dr. Lobato, Anderson O. C.
alobato@furg.br
FICHA DE LEITURA TEMÁTICA
I D E N T I F IC A Ç Ã O
Matrícula e nome completo : 86539- Odair Gabriel Ribeiro dos Santos
Silva
83918 – Andrea Morande
Tema: Cidadania
Turma: A
Referência do texto:
SOUZA, Vanceslau Alves de. “Direitos no Brasil: Necessidade de um choque de realidade”. Revista de
Sociologia e Política. Curitiba:(scielo?) n.27, p.211-214, 2006.
Falta o titulo
Pondera-se, ao iniciar e/ou desenvolver a problemática ao referido tema, a atualidade da questão dos direitos na sociedade brasileira, e a partir daí destacar a origem de tais, e os momentos em que se deram mesmo que erroneamente, ou de uma forma precária e defeituosa no Brasil.
Talvez o ponto em que se deu tão erroneamente e que merece destaque, seja a pobreza extrema, resultado de um desenvolvimento desigual em que a riqueza estava atribuída a pequena parcela da população, afetando milhões de brasileiros. Isso se compõe da ineficácia ou déficit da consolidação dos direitos sociais, uma das dimensões que compõem o tripé para a base da cidadania brasileira.
A passos lentos, as três dimensões da esfera dos direitos desenvolveram-se perante tortuoso percurso, a partir de um sistema caótico. Os direitos civis tais quais liberdade e igualdade perante a lei, os direitos políticos constituindo-se da garantia a participação do cidadão no governo da sociedade, e os direitos sociais correspondendo à educação, trabalho justo e a saúde, ocorreram em uma lógica descontextualizada, ou seja, o possuir direitos de uma das extensões não fariam com que o cidadão tivesse acesso as demais, isso resultou numa árdua luta em busca de conquistas no âmbito do ser cidadão. Explicitamente estas deficiências resultavam num valor de emergência para o desenvolvimento de uma sociedade de fato cidadã. Nesta esfera de um confuso