Fichamento o que é cidadania
O marxismo é um dos maiores contribuintes para a afirmação da cidadania em sua essencia, indo de encontro a dominição de certos grupos sociais sobre outros. Marx, em seus estudos, avança na questão da cidadania questionando as questões que devem superadas.
Marx denúncia a exploração do capitalismo na relação empregado e empregador, e propõe a revolucão socialista, que acredita na administração da sociedade pela classe trabalhadora.
Hoje, a luta entre trabalhadores e capitalistas acontece no âmbito do próprio estado, e os direitos civis dão aos cidadãos a oportunidade de lutar para efetiva los.
Os cidadãos e o capitalismo
Entre o decorrer da história e a evolução da ideologia capitalista, a dubiedade entre a melhoria de condições aos trabalhadores e sua exploração é constante, o que efetiva a cidadania como instrumento de luta para a sociedade.
A sociedade burguesa e seu avanço deram início ao capitalismo liberal, onde a acumalação era o lema, e que delimitou as relações públicas e privadas com mais exatidão. Nesse contexto liberalista, os direitos políticos tornam se de suma importância.
A organização operária iniciante preocupa a classe dominante, que estabelece uma proposta socializante, uma justiça social de caráter dominante, a fins de anestizar os movimentos sociais, conformando os ao capitalismo. Porém, a luta entre empregados e empregadores toma nova forma, surge a propriedade voltada ao saber técnico, e nem sequer em nível ideológico se conseguiria sustentar que todos poderiam ser proprietários.
Cidadania no Brasil
É fato de que a consciência sobre cidadania varia a cada país e suas regiões, mas em termos de exploração as semelhanças ao redor do globo são visíveis. O Brasil não possui em sua história a transição entre feudalismo e capitalismo, mas sim surgiu no período já capitalisma de expansão territorial, porém ainda fundado em questões feudais.
A história do Brasil é de exploração, de um país que