TRABALHO DE ADMI
1. Introdução
Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não humanos (recursos matérias, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc.).
A vida das pessoas dependem das organizações e estas dependem do trabalho daquelas.
A Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não. A palavra Administração vem do latim ad (direção para) e minister (subordinação, obediência), isto é aquele que presta serviço a outro.
A (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, trata do estudo da Administração das organizações.
O Administrador pode trabalhar em nas áreas de Produção; Financeira; Recursos Humanos; Comercial e Geral.
Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para um administrador, habilidade técnica; humana e conceitual.
A TGA se propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixa totalmente de lado as demais habilidades.
Dentro de uma organização existem as cinco variáveis básicas da TGA, são as Tarefas; Pessoas; Tecnologia; Ambiente e Estrutura.
2. O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAÇÃO?
A Administração é o processo de colocar em pratica decisões sobre objetos e utilização de recursos, onde consiste em tomar decisões. O processo de administrar é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objeto.
Este processo abrange quatro tipos principais de decisões, Planejamento; Organização; Direção ou Coordenação e Controle.
3. POR QUE ESTUDAR ADMINTRAÇÃO
Há poucos aspectos de sua vida que não sejam influenciados por alguma espécie de organização. Organizações bem administradas são importantes por causa do impacto sobre a qualidades de vida da sociedade.
Os conhecimentos que compõem a TGA agrupam-se em três categorias: enfoques, modelos e escolas.
4. PRINCIPAIS ENFOQUES, MODELOS E ESCOLAS DA ADMINTRAÇÃO
a) TEORIA CLÁSSICA proposta por Taylor, Fayol e Ford