Biologia
Nome: Rosiane Dias nº35
Nome: Fabio Gabriel nº09
Nome: Gabriel Coitinho nº10
Nome: Danilo nº07
Nome: João Vitor nº 16
Nome: Victor de Lima nº 40
Biologia
Salete
Transgênicos
Os transgénicos são organismos vivos modificados em laboratório, onde se altera código genético de uma espécie com introducção de uma ou mais sequências de DNA (genes), provenientes de uma outra espécie - sexualmente não compatíveis por exemplo: introduzir fragmentos de DNA de bactérias/virús no DNA do milho. Este(s) novo(s) gene(s) introduzido(s) nunca antes na Natureza pertenceram ao genoma dessa espécie e vão conferir-lhe uma "nova" característica e/ou fazer com que essa espécie produza "novas" substâncias/proteínas.
Existem 3 tipos de organismos transgénicos de momento a serem comercializados para agricultura e para consumo:
- as plantas trangénicas onde foram introduzidos genes para resistir a um determinado pesticida (quando nele aplicado);
- as plantas trangénicas onde foram introduzidos genes para que a própria planta produza o seu insecticida (em todas as suas células);
- as plantas trangénicas que têm estas duas características.
O cultivo e consumo de transgénicos estão a ampliar os impactos ambientais, sociais e o bem-estar dos consumidores.
Animais Transgênicos
Os animais transgênicos são aqueles que tiveram seu patrimônio genético alterado com a introdução de genes de outras espécies que não a sua. Isto ocorre através da introdução de um gene de interesse no núcleo de um óvulo já fecundado. O objetivo é fazer com que o gene exógeno se expresse neste animal "hospedeiro".
Já existem linhagens de animais transgênicos produzidas para serem utilizados em pesquisas laboratoriais. Estes animais desenvolvem doenças humanas, tais como: diferentes formas de tumores, diabetes, obesidade, distúrbios neurológicos, entre outros.
Os animais transgênicos também podem ser utilizados para a produção de proteínas e outras substâncias,