EFICIENCIA E EFICACIA
“eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.
Peter Drucker
No mundo globalizado não basta ser apenas eficiente ou eficaz, temos que ser os dois. A competição acirrada das empresas ressalta cada vez mais isso. Tudo deve ser bem feito, impecável. Sendo assim vamos ressaltar as principais diferenças de eficiência e eficácia para que possamos atingir a excelência em tudo que fizermos.
De acordo com Bateman e Snell (1998, p. 58), a “eficiência é a razão dos resultados pelos insumos” e “ eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo”.
Nesse sentido a eficiência é como as coisas devem ser feitas ou executadas, para que os insumos (matéria-prima, máquinas, pessoas), possam ser bem aplicados e atinjam os resultados através da eficácia com os métodos e procedimentos mais indicados sendo devidamente planejados e organizados, com o objetivo de atender o ambiente externo.
Segundo Chiavenato (2007), a eficiência se preocupa em fazer corretamente as coisas e da melhor maneira possível, dando ênfase nos métodos e procedimentos internos, utilizando os recursos nesse processo. Já a eficácia se preocupa em fazer as coisas corretas para atender às necessidades da empresa e do ambiente que a circunda se concentrando no alcance dos resultados, com a atenção voltada para os aspectos externos da organização.
Eficiência x Eficácia
Como as coisas são feitas Para que as coisas são feitas
De que maneira são executadas Quais resultados elas trazem
Quais os passos para executá-las Quais objetivos alcançam
Ênfase nos meios Ênfase nos resultados
Fazer as coisas de maneira correta Fazer as coisas corretas
Resolver problemas Atingir objetivos
Salvaguardar os recursos Otimizar a utilização de recursos
Cumprir tarefas e obrigações Obter