MANEJO DE REFLORESTAMENTO

344 palavras 2 páginas
MANEJO DE REFLORESTAMENTO COM EXÓTICAS PIONEIRAS

O reflorestamento tem como objetivo restaurar áreas degradadas, este depende do terreno, do clima e as estratégias de implementação (o manejo adotado, o número e frequência das espécies florestais).
A perda e a fragmentacao de habitats representam os passos iniciais de uma ampla modificaçao das paisagens naturais causadas pela ação humana, incluindo tambem a derrubada da floresta. Resultando em alteracões sobre a interação entre as espécies, extincões locais, colapso da biomassa e invasão de especies exoticas.
Todos esses desastres ambientais citados anteriormente são algumas das grandes possibilidades dessa tecnica, principalmente se nao planejado com cautela.
Portanto o manejo de reflorestamento com exótica pioneiras necessita ser controlado, pois sua combinação com biocidas geram condições extremamente agressivas nas matrizes agrícolas, ameaçando a biota inteira. Por muito tempo a introdução de espécies exóticas resultou na substituição de muitas espécies nativas. Geralmente é aplicado em situações muito particulares de perturbação ou quando se tem interesse de se empregar cultura com fins comerciais.

MADEIRA CERTIFICADA E MADEIRA LEGAL
Enquanto o produto legalizado é proveniente de desmatamento, o certificado garante manejo florestal, ou seja, conserva a floresta, respeita os trabalhadores e as comunidades locais e assegura o pagamento de impostos.
Madeira Legalizada é aquela em que sua extração é autorizada por órgãos ambientais, possuindo documento do DOF (Documento de Origem Florestal). No entanto, somente a Madeira Certificada, garante a segurança do menor impacto socioambiental no processo de extração.
“Quem compra madeira certificada estimula práticas legais e éticas, que conservam a floresta em pé, respeitam trabalhadores e comunidades e asseguram o pagamento de impostos”, afirma Hugo Armelin, diretor superintendente da empresa Tégula - primeira companhia brasileira a receber o certificado

Relacionados