educação rural
O processo de conhecimento do camponês e a adptação do sistema educacional a sua realidade empírica.
Gislaine Batista Faria de Oliveira1
João Paulo da Silva Souza
Maria Albertina Cargmin Auerwald
RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar os principais aspectos no que se refere a importância de uma educação para o meio ambiente ou uma preocupação para com mecanismos de sustentabilidade sem, portanto, deteriorar os meios naturais. Dentro do contexto introdúrio a um resgate sobre os principais aspectos educacionais sobre o meio ambiente e o papel educacional na conscientização dos educandos. Num segundo momento trabalhamos o surgimento da preocupação seguindo padrões ambientais e o papel fundamental da educação na adequação desses princípios nas instituições educacionais. Posteriormente, a uma preocupação com o processo de conhecimento dentro do contexto da escola do campo e a preocupação com a educação ambiental e/ou a uma ética-ambiental. A metodologia também é abordada no sentido de apontar os principais mecanismos de pesquisa e as principais ideias de desenvolvimento da pesquisa.
Palavra-Chave: Trabalho – Camponês – Conhecimento – Política – Produção.
1.INTRODUÇÃO
Dentro do contexto histórico antropológico, a educação vem apenas retratando os fatos sociais, porém a perspectiva contemporânea nos desperta para um olhar assertivo sobre a realidade escolar ou a própria instituição escolar, visto que, a mesma pode contribuir na formação humana dos educandos pelo fato de fazer parte da vida e do desenvolvimento de um cidadão.
Se avaliarmos as décadas passadas até a atualidade, percebemos as mudanças sociais, econômicas e ambientais que contribuíram consideravelmente para o
desequilíbrio
do
meio
ambiente. A
questão
do
desenvolvimento
descontrolado e do crescimento sob uma exploração abusiva visando o acumulo de 1 Alunos do Curso de