EDUCAÇÃO RURAL
RESENHA CRÍTICA SOBRE “A EDUCAÇÃO RURAL.”
CAMPINA GRANDE, JULHO DE 2014.
A EDUCAÇÃO RURAL.
Diante das transformações que o mundo está vivendo não podemos deixar de lado a educação, ela é essencial para a evolução do ser humano. As escolas devem estar sempre atentas a essas transformações principalmente aquelas da zona rural, pois a informação sempre tarda para chegar até lá. O descompromisso por parte dos governantes para melhorar a qualidade de ensino é o que leva muitos alunos do campo se evadirem e abandonar a escola.
O homem sempre teve que lutar para ter seus direitos atendidos e para quem vive no campo não é diferente, talvez tenha sido mais difícil, devido à sociedade trazer em mente uma visão errada do camponês, a grande maioria das pessoas acha que quem vive no sitio não precisa aprender a ler e escrever, que eles se conformam em viver de qualquer jeito. O que podemos observar é que as pessoas do campo tiveram que lutar muito para conseguir ver atendidos seus direitos. Para Fernandes (2001), “necessita ser uma educação direcionada para o processo de formação humana, que promova a construção de identidades culturais e políticas para a participação das pessoas e dos indivíduos nos movimentos sociais da sociedade, almejando a uma humanidade mais plena e feliz”.
Diante do que foi citado sobre o homem do campo temos que provocar o governo para que o mesmo elabore boas politica publicas voltada para o melhoramento da Educação Básica oferecida a esta classe que tem um modo todo peculiar de trabalhar e estudar. Não podemos mudar a cultura do camponês, o que devemos fazer é adequar à maneira de ensinar a realidade deste