b,cgj,lhg
As doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos são chamadas de doenças cardiovasculares. Fatores como herança genética, hábitos poucos saudáveis, como tabagismo sedentarismo e alimentação inadequada, favorecem o desenvolvimento de algumas dessas doenças.
Para preservar a saúde do sistema cardiovascular é recomendado manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando excesso de alimentos gordurosos e ricos em sal. Também é importante fazer exercícios físicos regulares e sob orientação de um profissional qualificado. A seguir, veremos algumas doenças que podem afetar o sistema cardiovascular.
Aterosclerose
Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lípidos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. O volume dos ateromas aumenta progressivamente, podendo ocasionar obstrução total em algum ponto do vaso. A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio. Alguns sintomas da aterosclerose são: a dilatação dos vasos sanguíneos, dor no peito (tipo facadas), profundas dores de cabeça, dores nos braços e pernas.
Infarto
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células