Educação: processo de construção da cidadania
De
Filosofia
Tema: Educação: processo de construção da cidadania
Educação: processo de construção da cidadania
Cidadania são essencialmente consciência de direitos e deveres e exercício da democracia. A conquista desta consciência é um processo contínuo de luta e busca pelo que se almeja. Esta busca deve fazer parte da educação contemporânea. Para tanto a escola deve estar sedimentada sobre a cidadania, educando para que seus alunos e alunas exerçam o direito de ser cidadão. Uma educação de qualidade é fruto de diversos investimentos, estudos, políticas e iniciativas. Não é fruto da atenção apenas de uma pessoa, mas sim de um educador comprometido. O qual pode fazer grande diferença neste processo. A educação tem como finalidade a construção da cidadania.
Ouve-se falar de “educação para a cidadania”, de “projetos educativos” voltados para a cidadania, enfim, de sociedades que tenham no cidadão o foco de suas preocupações. Mas apesar da discussão que é bastante ampla o que se pode perceber é que a literatura produzida não nos esclarece este aspecto importante para as sociedades ditas democráticas. Importante na medida em que, para que seja democrática, uma sociedade tem na participação dos seus indivíduos uma característica básica.
Educação para a cidadania
A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autônomas, solidárias que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.
A educação para a cidadania constitui uma garantia de e só se exerce em contexto experimental democrático. Têm, por isso, graves responsabilidades os sistemas educativos os quais devem desenvolver nas novas gerações os saberes e as práticas duma cidadania ativa.
A educação na construção da cidadania
O desafio posto a todos