Educação paradigma de cidadania ativa na contemporaneidade
EDUCAÇÃO: PARADIGMA DE CIDADANIA ATIVA
NA CONTEMPORANEIDADE
Ipatinga
2011
PROMINAS – INSTITUTO PROMINAS
IRENICE MARIA SILVA MIRANDA
EDUCAÇÃO: PARADIGMA DE CIDADANIA ATIVA
NA CONTEMPORANEIDADE
Artigo científico apresentado ao Instituto Prominas - PROMINAS como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Ipatinga
2011
EDUCAÇÃO: PARADIGMA DE CIDADANIA ATIVA
NA CONTEMPORANEIDADE
Irenice Maria Silva Miranda1
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo principal refletir a questão da cidadania ativa como paradigma da Educação na contemporaneidade, diante dos desafios educacionais que se enfrenta enquanto práxis do cotidiano da sociedade brasileira. Considera-se aqui, que a educação para a cidadania é uma tentativa de fazer com que haja maior conscientização da sociedade afim de que ela entenda e assuma o seu papel diante das responsabilidades sociais e políticas que lhe cabem. A pesquisa será bibliográfica com obras de autores estudiosos do assunto como: Arroyo (1991); Dagnino (1991); Freire (2001); Machado (1997); Pimenta (1996), bem como em jornais, revistas e artigos escritos pelos profissionais que atuam na área da Educação. Conclui-se, portanto, que o estudo aponta para mudanças de consciência sobre cidadania e o papel importante da educação na aquisição da cidadania.
Palavras-chave: educação, cidadania, práxis educativa.
INTRODUÇÂO
A cidadania tem sido o alvo utilizado pela sociedade que apontam e reivindicam uma educação pública de qualidade, que atenda aos interesses das camadas populares. Nesse sentido, a educação é vista como o caminho para a construção de uma cidadania ativa, aquela em que os alunos efetivamente participam das decisões políticas que os afetam.
_____________________
1Graduada pela UNEC – CARATINGA/MG. Aluna do Curso de Pós-graduação do Instituto