O perfil do operador do direito
Tarefa 08 - O perfil do operador do direito
Texto: “A contemporaneidade e o perfil do advogado” (Roberto Aguiar) QUESTIONÁRIO CRÍTICO 1. Compare o perfil dos diplomados em Direito, identificado no texto, com o perfil atual do diplomado (pesquise empiricamente).
R: O texto indica um perfil já vislumbrado em estudos anteriores e também na realidade cotidiana. Demonstra o diplomado em direito amparado na mesma situação em que é visto no campo social. Como um ser carregador de conhecimentos técnicos que transmitem uma segurança mínima para a vida profissional. Estes conhecimentos, por serem simplesmente e puramente técnicos, não oferecem o saber desenvolvido de contextos, conflitos e valores concretos e atuais que regem a sociedade. Como resultado obtemos profissionais limitados, adaptados e inertes que são incapazes de reformar qualquer área do Direito. São produtos dos cursos de direito que se incorporam em currículos mínimos e estreitos; cursos que não oferecem alcance à pesquisa e extensão que desenvolvem a visão interdisciplinar e universal.
2. Comente sobre o perfil do novo advogado apresentado no texto. Você concorda com o autor? Estamos perto de alcançá-lo? Por quê?
R: O autor defende um perfil novo, esperado do advogado ideal. Define como sua característica a capacidade de ser mutável, ultrapassar visões dogmáticas que prendem o Direito aos séculos passados. Defende um incentivador e agente de transformação técnica, uma ação reformadora das práticas ancestrais, um profissional atento às novas manifestações na sociedade, atento aos direitos planetários, aos valores universais. Também busca neste novo advogado a capacidade de negociar, estabelecer estratégias, garantir extrajudicialmente os direitos de seus constituintes. Aguiar também deposita nas faculdades de direito um aprendizado que gere um aumento de consciência, estimulando reflexões sobre ética, seus valores e práticas em casos concretos,