Segurança do trabalho
Trabalho de Biossegurança
Hotelaria
Grupo: Aline, Ângela, Denise, Débora, Geyse e Ilma.
Professor: Daniel
A entidade patronal tem o dever legal e moral de manter o local de trabalho seguro e saudável. Além disso, dispõe de incentivos financeiros: perder um bom trabalhador devido a uma lesão não só pode ser mau para a empresa, como o recrutamento e a formação de alguém que o substitua custa dinheiro.
Elevadas perdas económicas após acidente na época de alta temporada!!!
Na época alta, o cozinheiro de um restaurante com um volume de trabalho alto escorregou num pavimento em más condições. A falta de cozinheiros disponíveis para o substituir implicou um prejuízo imediato.
A maior parte dos acidentes pode ser evitada através de boa gestão e supervisão, aliadas a uma formação eficaz. A prevenção de acidentes é parte integrante da gestão de uma empresa bem-sucedida. A entidade patronal pode evitar a maior parte das lesões e das doenças no local de trabalho, se identificar e, subsequentemente, eliminar ou, pelo menos, minimizar os riscos no local de trabalho.
Como me mantenho em segComo me mantenho em segurança? 1. quedas devidas a escorregadelas e tropeções 2. equipamento cortante e facas 3. queimaduras e escaldões 4. movimentação manual de cargas e lesões músculo-esqueléticas 5. ruído 6. substâncias perigosas 7. gás comprimido utilizado em bebidas 8. trabalho em ambientes aquecidos 9. riscos de incêndio 10. riscos psicossociais urança? Escorregadelas e tropeções que resultam em quedas são a causa mais comum de acidentes no sector da hotelaria e restauração, especialmente nas cozinhas. São causadas, principalmente, por superfícies que a água, resíduos de alimentos ou óleo deixam escorregadias. O uso de calçado inadequado agrava o risco, assim como caminhar demasiado depressa ou correr, a distração e a ausência de corrimões em escadas.
Que pode ser feito? * Avaliar o risco da