A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Hugo Norberto Krug
Considerações iniciais a respeito da construção da cidadania na Educação Física Escolar A Educação Física é uma disciplina que faz parte do currículo escolar e, portanto, está inserida na escola com a intenção de educar o aluno, isto é, auxiliar no desenvolvimento de suas potencialidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais, etc.
O professor de Educação Física em sua docência tem que levar em consideração a sua visão de mundo, isto é, visão de homem e sociedade, para poder responder a questões tais como: que tipo de homem e sociedade quero formar? Para que sociedade este homem vai ser formado? Ao responder estas questões, o professor deverá decidir sobre a concepção de ensino que norteará a sua prática, que logicamente deverá estar coerente com a sua visão de mundo. Hildebrandt (1985) coloca duas alternativas de concepção de ensino, que são: a) concepção de ensino fechada, que tem o professor como centro do processo de ensino; e, b) concepção de ensino aberta, onde o aluno é o centro do processo. Outra tomada de decisão do professor é em relação ao planejamento do ensino. Decidirá de acordo com sua concepção, sobre os objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos e avaliação que nortearão a sua disciplina. Ressaltamos que toda esta seqüência, visão de mundo/postura pedagógica/concepção de ensino/planejamento de ensino, tem que estar coerente. Esta intencionalidade do ato pedagógico está intimamente ligada com a construção da cidadania e, desta forma, pretendemos, com esta explanação, salientar a importância do professor de Educação Física na construção da cidadania de seus alunos em uma concepção de ensino transformadora.
O papel do professor de Educação Física e a construção da cidadania nas diversas tendências didático-pedagógicas da Educação Física De acordo com Ghiraldelli Júnior (1988) a Educação Física brasileira, sofreu e ainda