Temas transversais e sua contribuição para a Educação Física na construção da cidadania
Campus Swift - Campinas
Curso de Educação Física
APS – Temas transversais e sua contribuição para a Educação Física na construção da cidadania
Leandro de Oliveira Brito RA B86022-7
Campinas/SP
2014
Introdução
Os temas transversais, de forma bastante simples, comtemplam os problemas da sociedade brasileira, buscando em sua abordagem encontrar soluções e conscientizar os sujeitos acerca dessa necessidade, por isso são trabalhados na escola e em outras instituições educacionais.
Os temas transversais citados pelos PCNs (BRASIL, 1997; 1998) são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação sexual, como também Trabalho e Consumo. Embora seja possível identificar outros temas de interesse de acordo com cada grupo social.
Esses temas foram propostos para toda escola, ou seja, devem ser tratados por todas as disciplinas escolares, inclusive pela Educação Física. A nomenclatura especifica “temas transversais” aparece pela primeira vez no Brasil nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), lançados pelo governo federal, inspirada no modelo de reforma curricular realizada na Espanha, todavia é preciso deixar claro que tanto na área da Educação, como na Educação Física muitos autores defendiam nas suas propostas a tentativa de relacionar os grandes problemas sociais com as disciplinas especificas.
Segundo Soares et al., 1992 a Educação Física, por exemplo, mencionam a necessidade e a importância de tratar os grandes problemas sociais nas aulas, tais como: ecologia, papeis sexuais, saúde pública, relações sociais do trabalho, preconceitos sociais, raciais, da deficiência, da velhice, esporte, ginastica, dança entre outros, a reflexão sobre estes problemas é necessária se existe a pretensão de possibilitar ao aluno o entendimento da realidade social, interpretando – a e explicando – a a partir dos seus interesses de classe social.
É importante salientar que ao optar por incluir a discussão dos temas