DIREITOS HUMANOS E MATERIAL DIDÁTICO
SANTA INÊS - MA
Texto dissertativo
Profissionais da educação de todo o Brasil todas as pessoas envolvidas com as comunidades escolares devem incentivar os alunos a leitura de livros, ensinar ética e cidadania em todas as matérias trabalhadas. O objetivo principal desta mobilização é contribuir para a criação de um ambiente ético e saudável para todas a classe estudantil, principalmente nos espaços esportivos e de competições.
A educação e respeito aos Direitos Humanos traduz a educação no sentido de promover a democracia e a justiça social. Os livros sobre ética e cidadania devem ser trazidos ao convívio dos alunos como uma empreitada que não deve ser de responsabilidade apenas de professores e estudantes, mas de todos os seguimentos sociais e profissionais presentes no entorno escolar, o respeito ao próximo depende muito dessa luta por uma educação de qualidade.
O ponto de partida para atingir tais objetivos está, em primeiro lugar, na compreensão de que a educação formal, na sociedade contemporânea, não é condição suficiente, mas é necessária para o desenvolvimento da cidadania plena e para a consolidação da igualdade de oportunidades para todas as pessoas. Dessa maneira, tanto em seu projeto político-pedagógico como em seu planejamento institucional, a escola precisa considerar a realização de projetos e ações que envolvam trabalhos com materiais didático pedagógicos adequadas a cada faixa etária e que ao mesmo tempo, promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantam uma formação política aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.
A igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos, socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares é uma maneira de enfrentar essa situação e um bom caminho para um trabalho que vise à democracia e à cidadania. Com isso