Estudos geológico-geotécnicos realizados na área da Usina Hidrelétrica de Itaipu
O presente trabalho traz em seu escopo os aspectos pertinentes aos estudos geológico-geotécnicos realizados na área de implantação da Usina Hidrelétrica de Itaipu. De tal forma, partiu-se para a pesquisa observacional, no intuito de obter dados concernentes à pesquisa e sequencialmente às pesquisas exploratórias através do método indutivo, seguindo o ciclo das hipóteses, com embasamento no posicionamento de estudiosos do assunto em questão.
Partindo do estudo sobre a localização geográfica para se apontar as diretrizes através dos itens apontados, observa-se que as sondagens são fatores essenciais para que se possa abordar no presente estudo.
Toda atividade de Engenharia Civil depende de estudos geotécnicos e de geologia e é primordial para desenvolvimentos de suas atividades, como essa usina é de suma importância para o sistema elétrico brasileiro, todos os estudos e pesquisa nessa área serão importantes para o monitoramento e manutenção da estrutura da barragem.
2. TEMA
O tema abordado descreve os estudos realizados para a caracterização geológico-geotécnica na área da implantação da Usina Hidroelétrica de Itaipu sendo localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, a montante dos municípios de Foz do Iguaçu e Hernandarias, respectivamente. Para o desenvolvimento do projeto de Itaipu uma grande quantidade e variedade de investigações geológico-geotécnicas foram executadas, dentre elas: sondagens rotativas com ensaios de perda d'água sob pressão, sondagens a percussão com SPT (Standard Penetration Test), CPT (Cone Penetration Test), sondagem com amostragem integral e escavação de túneis, de poços e de trincheiras exploratórias (ITAIPU, 2008).
3. OBJETIVO
Para garantir o sucesso da estrutura desta barragem deve desvendar a variabilidade característica do solo da região da usina, a mediada que todos os valores são conhecidos tem-se em mãos a saúde da barragem, pois para ter um bom rendimento de geração de