Barragens
DE CHEIAS E IRRIGAÇÃO; USOS MULTIPLOS E
CONFLITOS
Grupo: Anderson Rodrigues
Helline Marinho
Joeberth
Jonny Dantas
Introdução
O que é BARRAGEM?
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água.
Quais os seus usos?
ABASTECIMENTO DE CIDADES;
IRRIGAÇÃO;
GERAÇÃO DE ENERGIA;
CONTROLE DE CHEIAS.
Tipos de Barragens
Quais os tipos de barragens?
Uma barragem pode ser de dois tipos: rígidas e não rígidas. No caso da primeira, podem ainda pertencer ao tipo
“gravidade” ou ao tipo “arco”. No caso das barragens nãorigidas, ou são de terra, ou de enrocamento.
Rígidas:
Gravidade – Este tipo de barragem é constituído por um paredão de betão que resiste pelo próprio peso à impulsão da água e transmite todas as forças sentidas pelo mesmo ao solo. A utilização de contrafortes a jusante permite aligeirar o paredão da barragem.
Arco – A barragem em arco é construída em vales mais apertados, podendo desta forma a altura ser maior que a largura. A curvatura horizontal permite que a força de impulsão da água seja transmitida no sentido albufeira-margens.
Não Rígidas:
As barragens do tipo terra são formadas pela deposição de grandes quantidades de terra sobre os cursos de água, sendo posteriormente compactada por equipamentos mecânicos específicos. Porém, também podem ser o resultado de escavações junto aos cursos de água.
Enrrocamento – Este tipo de barragem é formado através da deposição de blocos de rocha de tamanho variado, sendo a sua consolidação obtida através de um cimento impermeável de origem sedimentar.
Barragens para Geração de Energia
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que