o papel da educa o para a constru o da cidadania CONGRESSO
ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA
Barbara Popp
Carla M. Caruso
Deise Rosalio Silva1
RESUMO
O artigo versa sobre o papel da educação para a construção da cidadania na percepção de estudantes de duas escolas públicas da cidade de São Paulo, uma de Ensino Técnico e outra de
Ensino Superior. Para tanto, partiu-se de uma breve construção histórica e evolução acerca do conceito de cidadania, dialogando com a importância da educação enquanto caminho para efetivação da cidadania em diferentes faixas etárias, gêneros e classes sociais, independente do grau de instrução do indivíduo. Através de pesquisa qualitativa, com a utilização de questionários como técnica de coleta de dados, investigou-se o que os alunos entendiam por cidadania.
Constatou-se que a educação tinha importância tanto na conceituação que os alunos trazem sobre cidadania quanto no seu efetivo exercício. Os dados coletados foram interpretados por análise de conteúdo e confrontados com a bibliografia. A pesquisa mostrou que os estudantes entendem a cidadania atrelada a esfera dos direitos e deveres e ao modo de agir na convivência com as demais pessoas na sociedade. A educação foi encarada como absolutamente relevante na constituição do cidadão, no entanto, a família apareceu como a instituição de maior importância nesse processo.
Palavras-chave: Educação, Cidadania, Família.
INTRODUÇÃO
A pesquisa apresenta como tema central o papel da educação no processo de construção da cidadania na perspectiva de estudantes de duas escolas públicas.
Na perspectiva de Monteiro (2000) esse movimento no conjunto da sociedade mobiliza a educação para a formação da cidadania norteando, assim os principais documentos legais e orientadores de políticas públicas do Brasil, a exemplo da Constituição de 1988, da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros:
Educação, direito de todos e dever do Estado e da família,