estudo dirigido de anatomia
2- As duas principais camadas da pele são a epiderme e derme.
3- A derme está conectada com a fáscia dos músculos subjacentes, por uma camada de tecido conjuntivo frouxo chamada hipoderme. A hipoderme conecta frouxamente a pele á fáscia dos músculos subjacentes, o que permite aos músculos contrair-se sem repuxar a pele. Em muitas áreas deposita-se gordura no tecido conjuntivo frouxo, formando assim o tecido adiposo. A epiderme é geralmente muito delgada, menos de 0,12 mm na maior parte do corpo, mas é consideravelmente espessa em áreas sujeitas a constante pressão, tais como as solas dos pés e as palmas das mãos. A pressão continuada num local causa o espessamento da epiderme em calos.
4- Quando a epiderme é espessa é possível identificar quatro camadas ou estratos. A camada mais interna é a camada germinativa. Esta é seguida pela camada granulosa, pela camada transparente (lúcida) e pela camada córnea (a mais externa).
5- A camada reticular consiste de tecido conjuntivo fibroelástico, composto, sobretudo de feixes colágenos. As células desta camada são principalmente fibroblastos e histiócitos. Nas