Estudo Dirigido de Anatomia
1 – O que é bruxismo? Como é feito o tratamento? O bruxismo ocorre quando você trava (aperta os dentes) ou range (desliza os dentes para frente e para trás). A pessoa que sofre de bruxismo acorda com os músculos da mandíbula doloridos ou com dor de cabeça, podendo ficar com os dentes doloridos ou soltos, e as vezes, parte desgastadas. Eventualmente o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, podendo também levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como a síndrome da articulação têmporomandibular (ATM). Há diversos tipos de tratamentos que dependerá do que está lhe causando problemas.
a. Uso de dispositivo quando dormir, que é feito sob encomenda pelo dentista e ajustado aos dentes. Chamadas placas interoclusais, podem proteger os dentes da pressão, sendo colocadas sobre os dentes superiores, inferiores ou somente na parte molar, protegendo os dentes de se triturarem. Apesar de ser uma boa maneira de lidar com o bruxismo, não é uma cura.
b. Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, qualquer coisa que lhe relaxe, desde que reduza essa tensão, pode contribuir para o tratamento. Procurar alguma terapia auxiliará o aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada ao lado do rosto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
c. Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar a mordida, diminuindo esse atrito entre os dentes. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, podem ser resolvidos com restaurações, coroas ou ortodontia.
d. Em alguns indivíduos, apenas relaxar e modificar o comportamento diurno, relaxando mais e se estressando menos, é o suficiente para reduzir o bruxismo noturno. Métodos para modificar diretamente o ranger noturno ainda não foram bem estudados, mas incluem dispositivos de