Educação corporativa
Gestão de Pessoal II
Educação Corporativa
Alunos: Amanda Abreu
Duguay Mendes
Gabriella Conrado
Kassio Aprígio
Paula Crahim
Rayane Domingues
Vassouras
2013
1- Introdução
O foco das ações corporativas já foi em produtos, depois em serviços; e, atualmente, está no valor agregado gerado pelo capital humano. Segundo alguns autores, estamos vivendo um momento de transição da Era da Informação para a Era do Conhecimento.
Os meios de produção tradicionais não são mais considerados o diferencial competitivo das empresas. O desenvolvimento contínuo do conhecimento humano e de suas formas de aplicação permitirá o atendimento das necessidades dessa nova Era.
2- Definição:
Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
Este fenômeno em crescente expansão tem como sustentação a chamada ‘sociedade do conhecimento’, cujo paradigma é a capacidade de transformação do indivíduo social por meio do conhecimento. Um ‘novo trabalhador’ é exigido nesse contexto, que enfatiza as ‘competências’ segundo um comportamento independente na solução de problemas, a capacidade de trabalhar em grupo, de pensar e agir em sistemas interligados, e de assumir a responsabilidade no grupo de trabalho.
A Educação Corporativa se justifica, segundo a literatura, pela 'incapacidade' do Estado em fornecer para o mercado mão-de-obra adequada. Desta forma, as organizações chamam para si essa responsabilidade, defendendo o deslocamento