Educação Corporativa
A educação é fator social essencial para o desenvolvimento sustentável em qualquer país, independentemente do estágio de desenvolvimento da economia e as empresas, o grande agente de transformação social, utilizam da educação e das universidades corporativas como instrumentos úteis e necessários para que as empresas atuem na busca de sua sustentabilidade e de sua integração com a sociedade.
Dessa forma, o seguinte trabalho tem como objetivo definir e exemplificar a educação e universidades corporativas em empresas, destacando a empresa Banco do Brasil.
2. Educação Corporativa: Definição
Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
A educação corporativa é um setor de treinamento aperfeiçoado, a diferença entre a educação corporativa e o setor de recursos humanos tradicional é desenvolver uma visão mais abrangente e estratégica.
3. Educação Corporativa no Banco do Brasil
O sistema de educação corporativa do Banco do Brasil existe desde 1965. Ao longo desse tempo, vem sendo oferecidas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional a todos os funcionários.
Os programas e ações de aprendizagem fundamentam-se em princípios filosóficos e organizacionais e orientam-se pelos seguintes propósitos:
Desenvolver a excelência humana e profissional dos funcionários, contribuindo com sua empregabilidade e capacitando-os