Educação Corporativa
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
ANNA CAROLINA BRITO
MARCELO DONIN
WAGNER TEIXEIRA FRANÇA
EDUCAÇÃO CORPORATIVA
PONTA GROSSA
2014
1. Introdução
Este trabalho abordará sobre educação corporativa que consiste em uma aplicação coordenada de gestão de conhecimento e pessoas, com o objetivo de vincular coerentemente as competências organizacionais e individuais perante uma empresa.
O desempenho das pessoas na organização vem adquirindo um valor muito maior nos últimos tempos, com um reconhecimento mais evidente, sem essas pessoas não há inovação, pois são elas que desenvolvem as tecnologias e os sistemas. Com isso, a competitividade entre as empresas cresceu, e elas perceberam a necessidade de inventar e inovar mecanismos que treinassem, ou mais do que isso, ensinasse seus trabalhadores a executar algo além de suas tarefas, ou seja, a serem mais críticos, pró-ativos, auto-geridos.
A definição dos objetivos e estratégias, presença de profissionais na capacitação de novos funcionários e redução de custos são alguns dos desafios para as empresas na formação de novos profissionais.
Devido a necessidade que criou-se acerca desse aprendizado por parte dos trabalhadores, surgiram as Universidades Corporativas, as quais podem ser consideradas caminhos para a empresa gerar trabalhadores mais capacitados para seu determinado perfil profissional.
2. Como surgiu o conceito?
“A capacitação profissional é um desafio para 47% das grandes empresas nacionais, assim como 37% estão preocupadas com a retenção de colaboradores. Entretanto,
81%
das
companhias
não
possuem
uma
universidade corporativa e 70% não têm informações suficientes para contratar serviços de treinamento para suprir suas necessidades, em termos logísticos.”
As conclusões são da pesquisa “Tendências e Práticas de Treinamentos”, encomendada pelo Instituto Alatur, organização que presta serviços