Economia
Monopólio
Significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor. O fornecedor de produtos pode impor qualquer preço a suas mercadorias. Ao reduzir a produção, o monopolista pode aumenta o preço já que é o único fornecedor. Os monopólios não são muito bem vistos por grande parte dos consumidores.
Exemplos de empresas monopolistas:
Enersul e Petrobras. A Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes. Lembre que o conceito real e completo de monopólio, diz que esta estrutura de mercado ocorre quando se há apenas uma empresa capaz de influenciar os preços de mercado, não somente quando há apenas uma empresa ofertante no mercado.
Oligopólio
É um tipo de estrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode ser um mercado em que há um pequeno número de empresas, ou então em que há grande empresas, mas poucas dominam o mercado.
No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis. O cartel é uma organização formal ou informal de produtores que determina a política de preços para todas as empresas que a ele pertencem.
Exemplos de empresas oligopolistas:
Empresas aéreas ( Gol, Tam,Varig)
Empresas de telefonia móvel e celular (claro, oi, Tim)
Monopsônio
Uma grande indústria que é a única compradora de todos os produtores de uma dada região. É comum que cooperativas também sejam exemplos de monopsônio, mesmo porque, em muitos casos é para isso que são criados.
Exemplos de empresas monopsônias:
Cotochés: indústria de derivados de leite
Cooasgo: cooperativa agropecuária
Oligopsônio
É o mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores.
Exemplos de empresas oligopsônias:
Aracruz celulose
Bahia sul celulose
Imagine vários donos de terras no interior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucalipto, na região