educaçao e sociedade
Universidade Federal Noroeste Fluminense de Educação.
Curso de pedagogia.
DISCIPLINA: Educação e sociedade 1.
Aluna: Letícia Leis Badaró.
Questão 1: Os determinismos geográfico e biológico de uma teoria cientifica, se transformaram uma doutrina política. Baseado nas aulas, quais as implicações sociais que estas mudanças causaram?
Resposta:
O conceito da superioridade branca, sobre algumas “raças” era o tal "fardo do homem branco" que justificava a conquista e a exploração destas populações. Assim, o determinismo geográfico era do EUROPEU e biológico, do HOMEM BRANCO. Se sim, era a extensão das teorias darwinistas (aplicadas aos europeus) nas relações entre ricos e pobres, ou entre patrões e operários. Ou seja, os pobres seriam "vitimas" de um determinismo natural, onde os ricos não o eram por terem vantagens originais, mas sim porque estavam mais ADAPTADOS para sobreviver e governar. Não era o sistema (capitalista) que era injusto ou produtor de desigualdades; e sim as qualidades "superiores" da burguesia em relação aos pobres.
Mas se naquela época a biologização das relações sociais era corrente, posteriormente foi alvo de críticas justamente por condicionar populações e culturas a elementos pré-determinados. Então as diferenças sociais e até mesmo a desavenças entre países relacionados ao seu povo são os efeitos que ate agora existem.
Questão 2: Por que a cultura determina a visão de mundo dos seres humanos? Explique?
Resposta:
A cultura determina nossa visão do mundo, pois ela é como uma lente ( assim como diz Ruth Benedict) . Ela composta por tudo aquilo que aprendemos durante toda nossa vida, (ou que fomos submetidos a acreditar) todos os costumes, tradições, conceitos, comportamentos, normas, vestimenta e etc. Então tudo aquilo que consideramos certo ou errado, comum ou diferente. Ou seja, a