Educação e sociedade
Henrique de Paiva Aniceto de Freitas[1]
Resumo
O tema proposto para este trabalho, percorrer a trajetória sociológica dos diferentes desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação e Sociedade, tratando de encontrar as articulações existentes entre as proposições sobre a Educação e os postulados teóricos globais dos quais emergem, sabendo que a educação tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro.
Palavras-chave: Educação e Sociedade. Educação. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Com as diversidades culturais, as tendências educacionais vêm tentando adequar as necessidades do individuo, porem, todas tem a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual. Todavia defendemos que a educação é o primeiro passo para um mundo melhor, mas há sérias questões, e a educação tem sim uma grande parcela na formação do individuo ou da sociedade.
2 CULTURA, PROFESSOR E A SOCIEDADE
Os problemas sociais, econômicos, políticos e culturais da educação se transformam em problemas administrativos e técnicos, sem levar em conta as limitações do todo, onde despertar nos alunos à vontade do saber, do conhecer mais, não o da estagnação. O papel do educador vai muito mais além do cotidiano escolar, é a formação do individuo como integrante de uma cultura, como em qualquer outra área profissional, ele é o personagem principal, e com isso vem a responsabilidade e o compromisso com o individuo.
A escola ideal deve ter uma gestão eficiente para competir no mercado, mas não esquecer do ser humano que esta formando. “Multiplicar informações e conhecimentos não será suficiente enquanto as práticas profissionais e as políticas públicas continuarem alheias a considerações éticas, de justiça e de eqüidade. Todas as pesquisas, bibliotecas e bancos de dados, enquanto não resultem em novas práticas de gestão e mudanças comportamentais, não resolverão os intricados problemas