Design de cenário digital
Ubyrajara Antonio Chamma de Moura
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é dar informações sobre a produção de um cenário digital, que pode ser criado em 2-D ou em 3-D, no caso desse artigo o foco será na produção de um cenário digital em 3-D. Compreender os elementos de composição formal na construção de cenários digitais; técnicas de modelagem para construção de cenários 3-D; Identificar os conceitos, princípios e ferramentas empregadas atualmente no gerenciamento de projetos, aplicáveis na produção de cenários digitais.
Palavras-Chave: 3-D. Cenários digitais. Ferramentas. Conceitos.
Introdução
Com o aprimoramento de diversas técnicas digitais, (manipulação de imagens, modelagem tridimensional, técnicas de capturas de imagens, entre outros fatores) surge também à importância do estudo do entendimento espacial, isso para que o designer consiga visualizar o espaço como um meio de interação.
Esse artigo compreende um estudo sobre os princípios arquitetônicos, luminotécnica básica e fatores influenciadores no desenvolvimento de cenários digitais. Ainda em sua totalidade demonstrará a interligação exercida entre a arquitetura que consiste no entendimento e criação espacial, design de produto atuando na modelagem e concepção, criação e desenvolvimento de objetos tridimensionais organizados na cena e design gráfico que se configura como uma ferramenta de comunicação visual.
Discussão
O cenário digital.
O cenário. Tão importante quanto qualquer personagem, depende da organização do espaço, boa iluminação, estudo de técnicas construtivas e também da decoração e da escolha dos objetos. As necessidades dos cenários digitais surgem principalmente quando se fala em uma gravação na lua, em alto mar, em castelos majestosos, cidades futurísticas, entre outros lugares em que o custo para a montagem de outro tipo de cenário seria muito caro.
O cenário digital pode facilitar e baratear outros tipos de produções. Um exemplo foi às