Animação e descentralização na era digital.
Sítio do Pica-pau Amarelo
Animation and decentralization in the digital age. The Sítio do Pica-pau Amarelo
Case
Santos, Sandro; Mestrando; PUC-Rio sandroslopex@yahoo.com.br Coelho, Luiz; Doutor; PUC-Rio artcoel@puc-rio.br Resumo
O presente texto descreve o estado da arte da produção da série televisiva animada O sítio do pica-pau amarelo a partir da evolução das condições de trabalho facilitada pela tecnologia na era digital.
Palavras Chave: Animação; Teletrabalho; Pós-modernidade.
Abstract
This work focus on the state-of-the-art of the television animated series O sítio do pica-pau amarelo considering the evolution of work conditions made possible by the technological development in the digital age.
Keywords: Animation; Teleworking; postmodernity.
Introdução
O crescimento dos centros urbanos no começo do século XX ocasionou mudanças profundas nas relações sociais e econômicas das sociedades ocidentais. A relação espaçotempo na vida das pessoas foi alterada. Se antes o tempo do trabalho vinculava-se ao tempo real em seu espaço de produção, a partir da era pós-industrial esse ciclo é transformado.
Vivemos uma nova temporalidade. O desenvolvimento dos transportes e a migração da população do campo para cidade ocasionam grandes transformações, mudando a circulação de pessoas e de bens. O avanço técnico desse momento vai influenciar toda a relação de trabalho que tem seu tempo dissociado do tempo natural. As relações humanas passam a ser mediadas por máquinas. Nesse contexto, as novas tecnologias da segunda metade do século
XIX, como a fotografia e o cinema, impactam as comunicações e trazem profundas alterações nas artes e cultura.
A aceleração observada no início do século passado aumentou no pós-guerra do século XX e o avanço tecnológico na década de 70, provocada pela comercialização dos computadores, gerou mudanças significativas no campo do trabalho. A diminuição do