Artes
Trabalho de Arte
- A arte contemporânea no território da materialidade
Nome: Davidson Sena Nº 37
Nome: Maycom Alexandre Nº 19
Nome: Jonathan Nº 14
Nome: Talita Salce Nº 29
Nome: Samara Rodrigues Nº 27
Nome: Glaucia Gabrielly Nº 09
3º Ano E E.M
São Paulo, 25 de setembro de 2014
Conceitos da Arte Contemporânea - Matéria, Materialidade e Suporte.
Suponhamos que você tenha tido uma ideia artística. E é óbvio que ninguém consegue percebe-la porque você ainda não a materializou, ou seja, você ainda não conseguiu fazer com que as pessoas a percebessem. Para que alguém perceba a sua ideia precisa que você conte ou mostre, ou seja, que você materialize a sua ideia. Então, materialidade é o ato de tornar a ideia perceptível para alguém.
As pessoas só percebem as coisas ao seu redor através dos seus cinco sentidos (audição, visão, tato, paladar e olfato), são eles que conseguem ter contato com a matéria que você usará para expressar as suas ideias. Logo, matéria, em Artes, é tudo aquilo que se pode usar para fazer Arte e que as pessoas conseguem perceber. No caso da dança, por exemplo, a matéria principal que se usa é o corpo. Uma pessoa pode dançar com diversos figurinos, em diversos locais, de diferentes formas, com ou sem música, mas se usa apenas um corpo. É o caso do PSY (música eletrônica) no qual, muitas vezes, se pega os adolescentes em grupo mostrando passos, ou suas habilidades para seus companheiros sem se quer ter música. O dançarino tem a ideia que materializa no corpo, sem sequer ter música.
Mas esse corpo do dançarino também é o seu suporte na dança, ou seja, é a base na qual a ideia pronta está sendo expressa. Suporte é como chamamos a base a onde a ideia pronta está sendo mostrada (expressa). Leonardo da Vinci quando pintou La Gioconda (a Gioconda) - Monalisa, ele poderia ter feito numa folha, na parede, no teto ou na tela como o fez. Logo, cada uma dessas situações são bases, ou seja,