Importância Socio Economica do Umbú
UMBU PARA OS MUNICÍPIOS DE CANUDOS, UAUÁ E CURAÇÁ.
Elisabete de Oliveira Costa Santos
Ângelo custódio Neri de Oliveira
Avenida das Nações, 04 – Bairro Castelo Branco
48.900-000 Juazeiro – BA
E-mail: irpaa@irpaa.org.br
RESUMO
O umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) é uma planta nativa da região Nordeste do
Brasil, especificamente do semi-árido e constitui no período das safras, na principal atividade econômica de muitas comunidades rurais de vários municípios da região Norte da Bahia.
A maior parte do umbu colhido na região Norte da Bahia é vendido “in natura” nas feiras livres e para as agroindústrias de polpa a preços que não rende muito para asfamílias, ficando o lucro para os intermediários e indústrias.
O trabalho com o beneficiamento do umbu está sendo desenvolvido principalmente, nos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, atingindo um total de 45 comunidades. Tendo como finalidade: melhorar a alimentação, proporcionar uma nova opção de renda às famílias das comunidades rurais desta região; valorizar os produtos regionais, despertar para a preservação dos umbuzeiros, incentivar para a organização das comunidades e eliminar os atravessadores .
Palavras chaves: beneficiamento, organização, preservação, Comercialização.
INTRODUÇÃO
O umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) é uma planta nativa da região Semi-Árida do
Nordeste brasileiro, tem preferência por regiões que chove entre 400 e 800 milímetros por ano, por isso nos oferece grande possibilidade de cultivá-lo, até em grande escala. Adapta-se bem ao calor, aos solos fracos, ao regime de chuvas irregulares e produz muito bem mesmo em anos com pouca chuva. Possui grande produção de frutos com alto valor comercial, podendo ser uma planta frutífera de muita importância econômica para o Nordeste.
O umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) apresenta uma maneira inteligente de viver e lidar com a irregularidade das chuvas da região