Estrutura de Redes
Introdução
Trabalhar em rede, evita redundâncias, minimiza tempo de dedicação e facilita o compartilhamento de informações. Esses são alguns dos diversos benefícios que uma rede de computadores pode proporcionar a um ambiente de trabalho.
Para entender uma rede, precisamos conhecer alguns conceitos, fundamentos e regras mundiais, sua implementação e funcionamento.
Conteúdo da aula
O que é rede?
Histórico
O Modelo ISO/OSI
O que é Rede de Computadores?
Uma rede consiste de dois ou mais computadores ligados entre si através de cabos para que possam compartilhar recursos.
O problema de compartilhar recursos
Em um escritório era comum encontrarmos vários computadores (PC - Personal Computer), com apenas uma impressora conectada a um deles. Nesta situação, era necessário gravar os dados em um disquete para levá-los para o PC com a impressora ou desconectar o cabo da impressora de um PC e conectá-lo a outro. Ambas as soluções apresentavam problemas operacionais, e geravam atrasos.
Uma solução limitada.
Foi desenvolvido um equipamento chamado de Compartilhador de Impressoras, na qual era possível conectar até 8 PCs e duas impressoras. Através dele, era estabelecido uma conexão automática entre o PC que quer imprimir e uma impressora que se mantém até o fim da impressão.
Mas além de ser uma solução limitada, havia a necessidade de compartilhamento de outros recursos, comoscanner, leitor de CD-Rom, fax-modem etc.
Objetivos
Entender o conceito básico de rede de computadores, a partir de um pequeno histórico e conhecer o modelo ISO/OSI.
O modelo ISO/OSI é a base para o entendimento de redes de computadores, dos Sistemas Abertos e
O que é Rede de Computadores?
Uma solução completa
A rede surgiu como uma solução para todas estas necessidades de compartilhamento. Desde as impressoras aos mais diversos periféricos, sendo apenas necessário a implementação de uma interface de rede.
Uma