Estrutura de rede gsm
Estrutura de Rede GSM
Estrutura de rede GSM
1
Eduardo dos Santos Silva
Introdução: O padrão GSM foi criado para suprir a necessidade de mobilidade ininterrupta e imperceptível, provendo total gerenciamento sobre a mobilidade, sobre o roaming internacional, a segurança para os usuários e alocação de recursos, tendo como principais vantagens a alta qualidade de voz e o baixo custo na ligação; como o padrão GSM é aberto, conseguiuse total interoperabilidade entre os diversos fabricantes, com isso substituindo assim os sistemas já existentes. Abordarei a seguir os elementos e conceitos sobre a rede GSM, falando de seus principais componentes. Rede GSM: Abaixo podese ver uma representação em fluxograma com os principais elementos da Rede GSM:
Estrutura da rede: A rede GSM é composta por várias entidades funcionais, cujas funções e interfaces são definidas. A rede GSM pode ser dividida nos seguintes componentes:
Estrutura de rede GSM
2
MS: estação móvel ou transceptor, que nada mas é que o aparelho celular GSM com um módulo de identidade do assinante(chip SIM= subscriber identify module), com capacidade para enviar e receber mensagens de textos curtas(SMS), chamadas de voz, e serviços de dados com pacotes em protocolos X.25 e GPRS e redes IP. Podendo ser usado inclusive como modem para conexão de acesso a internet. BSS: Sistema encarregado de conectar o transceptor ao subsistema de rede composto de quatro principais componentes citados abaixo. • BTS: Estação Transceptora Base A BTS (Base Transceiver Station) executa as conexões com as MSs através da interface aérea. É formada por Hardware de radiofrequência e antenas, basicamente. Essas estações ficam sempre ligadas ao BSC, e ambos controlam e gerenciam os canais