População em situação de rua
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU-MG
Marília Machado de Oliveira
Manhuaçu
2012
Marília Machado de Oliveira
. AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU-MG
Manhuaçu
2012
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1 OBJETIVOS 6
2 REFERÊNCIAL TEÓRICO 7
3 METODOLOGIA 14
4 CRONOGRAMA 17
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 18
APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO 22
APÊNDICE B - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO 31
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objeto a população em situação de rua. O principal objetivo do trabalho é analisar e identificar quais são os principais fatores responsáveis pela inexistência de uma política pública específica para esta população no município de Manhuaçu - MG.
Para efeito desta pesquisa, será entrevistado representantes do órgão gestor da Política Municipal de Assistência Social e a Administração da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana – FUMAPH, principais responsáveis pela prestação de serviços à população em situação de rua no município de Manhuaçu. No entanto, o que importa é realizar a análise, a partir das vozes e das visões dos atores que a protagonizam, portanto serão entrevistados também os sujeitos privilegiados da pesquisa, sem, contudo, se eximir da responsabilidade analítica, teórica e política.
O interesse pelo objeto deu-se, entre outros pelo fato da pesquisadora ter realizado estágio no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS[1], situado em Manhuaçu - MG, onde um dos serviços ofertados na época consistia na abordagem social voltada a população em situação de rua[2]. E por perceber um crescimento elevado do número de pessoas que fazem das ruas seu principal espaço de “moradia” e sobrevivência, constituindo-se numa expressão