Tdma
A tecnologia TDMA tem sua evolução a partir do surgimento da digitalização dos sistemas de telefonia móvel, baseando-se na tecnologia TDM (Time Divison Multiplexing), compatível com o padrão analógico AMPS (Serviço Telefónico Móvel Avançado).
O TDMA foi especificado e primeiramente definido nos padrões TIA (Telecommunicatios Industry Association) e CTIA (Celular Telecommunications Industry Association), lançando o IS-54 (Interim Standard 54), não completamente digital. Com estudos mais aprofundados e pela necessidade de ampliar os serviços, surge uma nova versão do IS-54, denominada de IS-136, que se tornou o sucessor do modelo anterior, por apresentar diversas melhorias em termos de confiabilidade e capacidade.
A tecnologia TDMA, apresenta habilidades de introduzir microcélulas úteis em uma fracção progressiva de tempo. As microcélulas novas são necessárias para não causar congestionamentos de linhas, algo que acontece nos grandes centros urbanos.
No sistema TDMA, o tempo é dividido em períodos curtos denominados de “slots”. Para cada “slots”, uma estação é disponibilizada. Durante este “slots”, cada estação pode transmitir livremente, sendo que os recursos de todo o sistema são voltados para ela.
A disponibilização dos “slots” são periódicos, onde cada período é denominado de “ciclo”.
No o “ciclo”, uma estação pode ter acesso a um ou mais “slots”. As estações precisam ser sincronizadas para que cada uma saiba o momento certo de se transmitir.
Hoje, a tecnologia Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo está em operação comercial, provendo uma plataforma digital de crescimento futuro, visto que a mesma já se apresenta como um método de acesso bem estabelecido pelo mundo. Devido à facilidade de transformar sinais analógicos de voz em dados digitais, pode ser mais eficiente no atendimento a usuários em relação à tecnologia analógica.
3.Estrutura básica da telefonia celular
A maioria dos sistemas de telefonia