Rede gsm
Introdução
Durante os anos 80, os sistemas de celulares analógicos foram experimentados na
Europa. Cada país desenvolveu seu próprio sistema, o que se tornou um problema para os Europeus, que não eram compatíveis entre si.
Isto foi uma situação indesejável, pois não somente o equipamento foi limitado para as operações, mas também o Mercado foi limitado, e as economias de escala e reservas subseqüentes não puderam ser realizadas.
Nesta mesma época os Europeus criaram um grupo de estudos para desenvolver um sistema móvel PanEuropeu afim de padronizar o sistema na Europa.
Em 1989 os primeiros testes junto com as especificações da fase I do GSM foram publicados. Em 1993 já havia 33 redes GSM em 22 países. No começo de 1994 eram contados 1,3 milhões de assinantes em todo o mundo.
Neste tutorial veremos as especificações e a estrutura da rede GSM, o funcionamento de um processo de chamada e outros recursos oferecidos pelo sistema GSM.
Bandas de Freqüência do GSM
Inicialmente o GSM disponibilizava as bandas de 900 MHz (GSM900), mas com o crescimento rápido de usuários na rede foi necessário expandir a banda agregando o range de 1800 MHz (GSM1800) também.
Hoje podemos ver que além desses ranges o GSM disponibiliza também da banda de
1900 MHz.
Figura 1: Bandas utilizadas pelo padrão GSM.
_______________________________________________________________________________________
Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico
1
Este conteúdo é de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).
Rede GSM: Fases do Desenvolvimento
Quando os primeiros testes com a tecnologia foram feitos os engenheiros responsáveis pela implementação viram que as possibilidades eram muitas, e então decidiram dividir o processo em 3 fases.
A primeira delas (Phase I) foram enfocados os serviços básicos de telefonia móvel, são eles: Voz, Roaming