Tecnologia Celular
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES II
PROFº: MIRIAM
TECNOLOGIA CELULAR: GSM & CDMA2000
Alunos:
Bruno Monnerat
Fabiane Quitério da Silva
Rodrigo Guerra
Renato Costa do Carmo Fonseca
Fabio Pinto
Rio de Janeiro,
Junho/2006
RESUMO
Este trabalho pretende apresentar a evolução das tecnologias celulares GSM e CDMA
1. GSM: Global System for Mobile Communications
1.1 GSM: O que é?
A baixa capacidade de tráfego oferecida pelos sistemas analógicos levou ao esgotamento das redes móveis nos grandes centros urbanos. Para resolver essas limitações, surgiram os sistemas de segunda geração, digitais, ainda com o objetivo de prover o serviço básico de telefonia, porém sem se preocupar com a transmissão de dados. O GSM (Global System for Mobile Communications), inicialmente projetado como um padrão Pan-Europeu, transformou-se num padrão global. O grande elemento motivador dos desenvolvimentos em redes móveis é a evolução dos serviços.
O GSM é um sistema de celular digital baseado em divisão de tempo, como o TDMA, e é considerada a evolução deste sistema, pois permite, entre outras coisas, a troca dos dados do usuário entre telefones através do SIM card e acesso mais rápido a serviços WAP e Internet, através do sistema GPRS. O objetivo é chegar à comunicação multimídia oferecida a todos os usuários de forma maciça, feito este, previsto para os sistemas móveis de terceira geração (IMT-2000/UMTS).
1.2 GSM: Evolução do GSM
O fator chave para o sucesso do GSM foi o trabalho de padronização não estar completo depois de 1989. Foi inicialmente decidido que o mundo GSM envolveria mais tempo. Com o advento das modernas tecnologias computacionais e de rádio, o GSM oferecerá contínuo aperfeiçoamento e mais serviços. As especificações do GSM 900 e o GSM 1800 emergiram e adicionaram