Educação e sociedade
Sistemas de Informação
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Perspectiva política na prática educativa
RIO BRANCO - 2013
Introdução
Ao pretender lançar um olhar claro, fundo e largo sobre a educação, a reflexão deve partir da situação, do contexto social que envolve essa educação. É esse contexto que a caracteriza, que lhe confere especificidade. Falar da educação brasileira, por exemplo, significa ir á sociedade para verificar as determinações que esta, organizada de um modo específico, nos moldes do sistema capitalista, confere ao processo educativo. Importa, então, procurar estabelecer as relações entre educação, cultura e sociedade, centrando a atenção na perspectiva política da prática educativa e procurando apontar, ainda que brevemente, algumas características de que se reveste a escola em nossa sociedade.
Cultura, sociedade, trabalho
O conceito de cultura é um conceito-chave a ser considerado ao se estabelecer a relação entre educação e sociedade, uma vez que ele está, de certo modo, contido nesses dois outros. Não há sociedade sem cultura e não se fala em cultura sem a referência a uma relação social.
Até agora viemos falando do homem, sociedade, cultura, trabalho, de modo genérico. No momento em que fazemos referência à história, constatamos, na própria história, que não existe um homem, uma cultura, um trabalho abstratos, mas que eles ganham sua configuração exatamente no processo de transformação concreta da realidade, na produção da vida em determinadas condições. Assim é necessário estar atento para as características que as sociedades, o trabalho, os homens assumiram, por força de sua intervenção no mundo e das relações que a partir daí se estabeleceram, para podermos compreender como se dão hoje, na nossa sociedade, as articulações que estamos investigando. Os homens fazem a cultura por necessidade e por sobrevivência. Para satisfazer essas necessidades eles põem em ação sua razão e sua criatividade. O homem é um