Hippie
PROFESSORA: FRANCILENE LIMA.
ALUNOS: ANDRESA PEDROSA, DIEGO FABRÍCIO, IZADORA DA SILVA, JOÃO MARCOS, MICHELLE ALVES, RAYANE SOARES E RAYSSE SOARES.
SÉRIE: 2º ANO / TURMA: A / TURNO MANHÃ.
MOVIMENTO HIPPIE
Os "hippies" eram parte do movimento de contracultura dos anos 1960. Embora tendo uma relativa queda de popularidade nos anos 1970 nos EUA, o movimento apenas ganhou mais força em países como o Brasil somente nessa década. Uma das frases idiomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor". Woodstock (conhecido informalmente como Woodstock ou Festival de Woodstock) foi um festival de música realizada entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos. Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música”. O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 60 e começo de 70.
OBJETIVO
O movimento hippie tinha por objetivo rebelar-se contra os valores instituídos pela sociedade e através do descondicionamento, chegar à existência autêntica, embasada pela formação de uma 'nova consciência'. E mais conhecido como a CONTRACULTURA.
PRINCIPAIS CRÍTICAS FEITAS PELO MOVIMENTO HIPPIE
O movimento hippie contestava, sobretudo:
* A sociedade de consumo que se estabeleceu no mundo capitalista do pós-guerra;
* O poder imperialista;
* As guerras, e a corrida armamentista.
* Enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, poder governamental, as corporações industriais, massificação, capitalismo, autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.
* Muitos jovens passaram a contestar a sociedade e a pôr em causa os valores tradicionais e o poder militar e econômico.
De um modo geral, podemos citar como características principais deste movimento, nas décadas de 1960 e 1970: * Valorização da natureza; * Vida comunitária;