Direito
Disciplina
Direito administrativo
Professor: Wandir Allan
Trabalho Direito Administrativo
Princípios Constitucionais da Administração Pública
3º período de direito
Emineia Conegundes Reis
Anápolis - GO
Setembro de 2010
Eminéia C. Reis
Princípios Constitucionais da administração Pública
Este trabalhos tem por finalidade apresentar de forma clara e objetiva, quais são os Princípios Constitucionais da Administração Pública, imprescindíveis à uma boa gestão, e ainda elucidar quais suas funções práticas na sociedade, já que estão insertos em nossa fonte legislativa primária, a Constituição federal.
FIBRA – Anápolis
2010
“A força do direito deve superar o direito da força.”
Rui Barbosa.
Princípios Constitucionais da Administração Pública
De acordo com art. 37, caput da Constituição Federal que a Administração Pública direta e indireta, de qualquer dos poderes da União, dos estados do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da Legalidade, Moralidade, Impessoalidade, Publicidade e Eficiência.
Apesar de haver outros princípios em que a administração pública deve se parear, como está expresso também no inciso XXI e nos §§ 5º e 6º do art. 37 da CF, e ainda dos princípios da Proporcionalidade e o da Licitação (Lei 8.666/93), a priori o que nos interessa são os insertos no caput do art. 37 da CF, famoso “LIMPE”.
1 - O Principio da legalidade:
Além de um pilar do ramo jurídico, como explicita o art. 5º da CF “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.”