Educação e sociedade
Nayara Mara Santos Ibiapina
Segundo a constituição Federal Brasileira de 1988 em seu artigo 205 anuncia: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. E isso visa desenvolver a precária educação brasileira que repercute na atualidade.
Podemos dizer de modo geral que a educação é o meio em que os hábitos, costumes e valores são transmitidos de geração para geração englobando os processos de ensinar e aprender, um fenômeno observado em todas as sociedades, e que por meio desta se mantém viva a memória de um povo e suas condições de sobrevivência.
A educação além de transferir informações e ser importante para auxiliar na qualificação profissional é também um meio de se conhecer o legado cultural deixado pela humanidade, ela é desejável não porque causa crescimento pessoal, mas porque tem um impacto direto no bem-estar social, à medida que nos habilita a condição de cidadãos de sociedades civilizadas.
Através dos estudos históricos, obtém-se um conjunto de informações sobre fatos ocorridos no passado que contribuem para o entendimento do presente e o seu processo de evolução. História vem do grego “historie” e significa “o conhecimento através da investigação”. A história marca o início do desenvolvimento da humanidade após o surgimento da escrita e divide-se em quatro períodos: Idade Antiga, com a queda do Império Romano do Ocidente; Idade Média, com a conquista de Constantinopla pelos turcos; Idade Moderna quando acontece a Revolução Francesa e o nascimento da produção capitalista; e a Idade Contemporânea com o avanço da técnica e a Nova Ordem Mundial, e é o período dos dias atuais.
A educação visa atender as necessidades do homem no meio em que ele está inserido, ou seja, torná-lo apto a suprir com seus interesses, buscando acompanhar