Dispositivos Sonoros de Transito
Sinalização Sonora é o conjunto de sinais que o receptor recebe por meio auditivo. Assim como a visão, a audição é um dos mais importantes sentidos dos seres humanos e mesmo de outros animais. Animais como as baleias e golfinhos têm especial linguagem auditiva mesmo em baixo d'água. Cada grupo de animais tem diferentes linguagens auditivas e faixas de freqüências especiais. Os caninos escutam em freqüências diferentes dos seres humanos e percebem nossa presença por mais silêncio que tentemos fazer, e por isso são considerados excelentes cães de guarda.
Da mesma forma que em outras sinalizações a Sinalização sonora tem forma, amplitude e linguagens as mais variadas em função dos ambientes e regiões vivenciadas pelo ser humano, e é extremamente eficaz. Pode ser transmitida a longa distância, à velocidade do som (300m/s), permitindo percepção rápida e protetiva. Um exemplo clássico é o sinal de cancelas de trens que informam a passagem de uma composição. Permite antever eventos com antecipação mesmo sem a percepção visual. Os dispositivos de sinalização sonora são utilizados para aumentar a segurança tanto do condutor como do pedestre no transito, sendo que os tipos de sinais sonoros mais comuns são quatro:
• Produzidos por condutores:
Os sinais sonoros produzidos por condutores, o uso da buzina, devem restringir-se a um toque breve e ser usado apenas como advertência, sendo seu uso proibido em áreas urbanas no período de 22h00 as 06h00 e em determinadas áreas (hospitais, escolas) marcadas por meio de placas.
• Produzidos por veículos de emergência:
Os sinais sonoros utilizados por veículos em emergência (ambulância, polícia e bombeiro) são usados para alertar os condutores da via e pedir para facilitar sua passagem, podem ser usados em qualquer hora e local.
• Produzidos por Policiais e Agentes de Trânsito:
Os sinais sonoros feitos por Policiais e Agentes de Trânsito são produzidos por apitos em conjunto com o gesto do agente, para