Direito Internacional
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/boca-de-urna-aponta-que-93-da-crimeia-quer-separacao-da-ucrania.html
16/03/2014 15h32 - Atualizado em 16/03/2014 17h17
Boca de urna aponta que 93% da Crimeia quer separação da Ucrânia
Pesquisa foi divulgada por autoridades separatistas da região.
EUA voltaram a rejeitar neste domingo o referendo e criticaram os russos.
Do G1, com agência internacionais
Uma pesquisa de boca de urna na região da Crimeia aponta que 93% da população do território optaram pela anexação da região com a Rússia. O levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Política e Sociológica da República da Crimeia e foi divulgado pelos meios de comunicação russos. O referendo foi encerrado às 20h locais (15h de Brasília) desde domingo (16).
"Noventa e três por cento dos habitantes da Crimeia se pronunciaram a favor de se integrar à Rússia e 7% se pronunciaram a favor do status autônomo da Crimeia dentro da Ucrânia", informaram autoridades separatistas.
O parlamento da Crimeia já se antecipou ao resultado oficial e anunciou que deve pedir nesta segunda-feira (17) sua incorporação à Rússia. A solicitação será feita diretamente ao presidente do país, Vladimir Putin, afirmou o primeiro-ministro crimeano, Sergei Axionov. "Faremos tudo o mais rapidamente possível, embora cumprindo todos os requisitos legais", disse à agência Interfax.
A anexação, no entanto, promete não ser fácil. Os Estados Unidos voltaram a rejeitar neste domingo o referendo e criticaram as ações "perigosas e desestabilizadoras" de Moscou na crise.
"Esse referendo é contrário à Constituição da Ucrânia, e a comunidade internacional não reconhecerá os resultados desta votação realizada sob ameaças de violência e intimidação por parte da intervenção militar russa", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
Durante a semana, a Ucrânia tentou de todas as formas evitar a consulta popular. O Parlamento ucraniano chegou a aprovar a