Direito das Relações Agrárias
FACULDADE DE DIREITO
DISCIPLINA: DIREITO DAS RELAÇÕES AGRÁRIAS
DIREITO DAS RELAÇÕES AGRÁRIAS:
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
Niterói, 2014
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é um país, no qual existem muitas desigualdades sociais. A origem de uma boa parte dessas desigualdades está relacionada com a forma de distribuição do território, onde os projetos de grandes propriedades, voltadas para a monocultura de exportação são os que dominam.
Ao longo de mais de quinhentos anos do descobrimento e depois de diversas tentativas de ocupação, o Brasil continua com um modelo fudiário parecido com o do período colonial.
Em meio a essa exclusão e desigualdade, que é criado o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fundado em 1985, que tem lutado pela reforma agrária e pelo direito de produzir e garantir o sustento de suas famílias.
Neste trabalho faremos sobre a origem do MST, da trajetória do Movimento até os dias atuais. Entre os movimentos de luta pela terra este é o que mais se destaca e tem como principais objetivos e lemas: a terra, a reforma agrária e uma sociedade mais justa.
O trabalho irá expor a forma como o movimento está organizado, suas lutas e suas conquistas.
2. O que é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
O MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que é mais conhecido como Movimento dos Sem Terra, é classificado como um movimento de massa que luta, basicamente, por terra, pela reforma agrária e por mudanças na sociedade.
A origem desse movimento encontra-se nas lutas isoladas pela terra no sul do Brasil, destacando as ocupações das Fazendas Macalli e Brilhante que ocorreram no ano de 1979, no estado do Rio Grande do Sul; da Fazenda Burro-Branco, no estado de Santa Catarina e da Fazenda Primavera, na cidade de Andradina no estado de São Paulo, em ambas as ocupações ocorreram no ano de 1980. Em 1981 também no estado