Polias e correias
Introdução
Polias e Correias são elementos de máquinas que transmitem força e movimento de rotação, de um ponto para outro da máquina.
Conjunto polia-correia.
As polias são elementos mecânicos circulares, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. As mesmas possuem um canal onde se enrola a correia, denominada Coroa, que é ligada à um cubo de roda através de disco ou braço. O perfil da coroa varia em função da correia utilizada.
Polias
A correia é um dos elementos mais antigos usados para transmitir potência de uma árvore para outra, e é preferível em muitas transmissões, onde as seguintes características são vantajosas: baixo custo inicial, flexível (consequentemente, absorvente de choques e vibrações), entre outras. Ela é responsável pelo vínculo que transmite movimento para as polias.
Tipos
Polias:
As polias podem ser de dois tipos: Planas ou Trapezoidais. Além disso, a polia que transmite movimento e força é chamada de polia motora ou condutora. Já a que recebe, é chamada de movida ou conduzida.
As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato: Plana ou Abaulada. A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias, ou seja, mantém a correia centrada, e será sempre a movida ou conduzida, usada para evitar que a correia escape das polias. As polias apresentam braços a partir de 200 mm de diâmetro. Abaixo desse valor, a coroa é ligada ao cubo por meio de discos.
A polia trapezoidal (ou polia em V) recebe esse nome porque a superfície na qual a correia se assenta, apresenta a forma de trapézio. Tais polias devem ser providas de canais e são dimensionados de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada. Para funcionarem adequadamente as polias não devem apresentar desgastes nos canais, bordas trincadas, amassadas, oxidadas ou com porosidade, e devem apresentar os canais livres de graxa, óleo ou tinta