Polias e correias
Polias
Polias são elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acoplados a eixos motores e movidos por máquinas e equipamentos. As polias, para funcionar, necessitam da presença de vínculos chamados correias. Quando em funcionamento, as polias e correias podem transferir e/ou transformar movimentos de um ponto para outro da máquina. Sempre haverá transferência de força. Os materiais que se empregam para a construção das polias são ferro fundido (o mais utilizado), aços, ligas leves e materiais sintéticos. A superfície da polia não deve apresentar porosidade, pois, do contrário, a correia irá se desgastar rapidamente.
.
Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta.
As polias são classificadas em dois grupos: planas e trapezoidais . As polias trapezoidais são conhecidas pelo nome de polias em “V” e são as mais utilizadas em máquinas. A figura abaixo e a tabela a seguir dão os parâmetros dos dimensionamentos normalizados para as polias em “V”.
Polias planas:
As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada. A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias. As polias apresentam braços a partir de 200 m de diâmetro. Abaixo desse valor, a coroa Ø ligada ao cubo por meio de discos.
Polias trapezoidais:
A polia trapezoidal recebe esse nome porque a superfície na qual a correia se assenta apresenta a forma de trapézio. As polias trapezoidais devem ser providas de canaletes (ou canais) e são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada.
Cuidados exigidos com polias em .V.
As polias, para funcionarem adequadamente, exigem os seguintes cuidados:
não apresentar desgastes nos canais;
· não apresentar as bordas trincadas, amassadas, oxidadas ou com porosidade; apresentar os canais livres de graxa, óleo