Correias e Polias
POLIAS
Polias são elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acoplados a eixos motores e movidos por máquinas e equipamentos. As polias, para funcionar, necessitam da presença de vínculos chamados correias. Quando em funcionamento, as polias e correias podem transferir e/ou transformar movimentos de um ponto para outro da máquina.
As polias são classificadas em dois grupos: planas e trapezoidais.
As polias trapezoidais são conhecidas pelo nome de polias em “V” e são as mais utilizadas em máquinas.
CUIDADOS EXIGIDOS COM POLIAS EM. V
As polias, para funcionarem adequadamente, exigem os seguintes.
Cuidados:
Não apresentar desgastes nos canais;
Não apresentar as bordas trincadas, amassadas, oxidadas ou com porosidade; apresentar os canais livres de graxa, óleo ou tinta e corretamente dimensionados para receber as correias.
Observe as ilustrações seguintes. À esquerda, temos uma correia corretamente assentada no canal da polia. Note que a correia não ultrapassa a linha do diâmetro externo da polia nem toca no fundo do canal. À direita, por causa do desgaste sofrido pelo canal, a correia assenta-se no fundo. Nesse último caso, a polia deverá ser substituída para que a correia não venha a sofrer desgastes prematuros. A verificação do dimensionamento dos canais das polias deve ser feita com o auxílio de um gabarito contendo o ângulo dos canais.
ALINHAMENTO DE POLIAS
Além dos cuidados citados anteriormente, as polias em “V” exigem alinhamento. Polias desalinhadas danificam rapidamente as correias e forçam os eixos aumentando o desgaste dos mancais e os próprios eixos. É recomendável, para fazer um bom alinhamento,usar uma régua paralela fazendo-a tocar toda a superfície lateral das polias.
CORREIAS
As correias são elementos de máquinas cuja função é manter o vínculo entre duas polias e transmitir força. As mais utilizadas são as planas e as trapezoidais.
As correias trapezoidais