Polias E Correias
CARLOS RAFAEL PEREIRA
EVANDERSON VENTURA
JULIANO PEREIRA
POLIAS E CORREIAS
ARAUCÁRIA
2013
CARLOS RAFAEL PEREIRA
EVANDERSON VENTURA
JULIANO PEREIRA
POLIAS E CORREIAS
Trabalho do primeiro bimestre da matéria projeto Informatizado, pesquisa sobre Polias e Correias do curso de Engenharia de produção da Faculdade Educacional Araucária.
ARAUCÁRIA
2013
RESUMO
Polias são elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acopladas a eixos motores e movidas por máquinas e equipamentos. Para uma polia funcionar é necessário a presença de vínculos chamados correias. Há vários tipos de polias, e, para cada tipo existe uma correia que se acopla perfeitamente a ela. A transmissão de potência no conjunto só se verifica possível em decorrência do atrito existente entre polia e correia. Para se obter este atrito, deve-se montar o conjunto com uma tensão inicial que comprimirá a correia sobre a polia de forma uniforme. Em sua forma mais simples a transmissão por correias é composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo do motor) e outra conduzida ou movida, e uma ou mais correias.
Palavras-chave: Polias, Correias, Transmissão.
ABSTRACT
Pulleys are circular mechanical elements, with or without peripheral channels, coupled to drive shafts and driven by machinery and equipment. For a pulley work is necessary the presence of links called belts. There are several types of pulleys, and for each type there is a strap that attaches perfectly to it. The transmission power in the set can only occur as a result of friction between belt and pulley. To achieve this friction must mount the assembly with an initial tension