WiMax
1. INTRODUÇÃO
2. FUNCIONAMENTO
3. WIMAX NO BRASIL
4. IMPLATAÇÃO
5. CERTIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
6. TECNOLOGIAS
7. SEGURANÇA
8. BIBLIOGRAFIAS
FORTALEZA – 2009
Resumo
Este trabalho tem como objetivo descreve de maneira abrangente os aspectos significativos do padrão IEEE 802.16 para redes metropolitanas sem-fio. Ele apresenta uma introdução motivando a regulamentação do padrão.
E citado também a camada física e algumas técnicas nas quais ela pode se basear: SC, SCa, OFDM e OFDMA. Também descreve a subcamada de convergência, entre a camada física e a de acesso ao meio. É apresentada a subcamada de acesso ao meio com sua arquitetura geral, o formato de seus PDU's as técnicas de suporte a camada física e a distribuição de banda passante.
É feita uma análise dos mecanismos de segurança utilizados no padrão. São definidas as associações de segurança, o gerenciamento privado de chaves e a troca de chaves de encriptação de tráfego.
Concluímos o trabalho com pensamento futuro de como será aplicada a tecnologia, mostrando assim algumas implementações reais extraídas de alguns sites.
Introdução
O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas). O termo WiMAX foi criado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e interoperabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação.
O padrão WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexão de banda larga (last mile) oferecendo