Wimax
Então, se a gente por aqui nem conhece direito - ou nunca usou - o Wi-Fi, como é que vamos querer usar WiMAX de uma hora para outra? Simples. Porque esse novo padrão corrige e aprimora, justamente, os principais pontos-fracos do Wi-Fi: preço, acessibilidade, raio de atuação e disponibilidade.
Brasil Telecom, Vivo, Telefônica e várias outras empresas já anunciaram, publicamente, planos de implementação do WiMAX no Brasil. Então, é bom ficar de olho e entender como funciona a tecnologia. Durante o ano de 2005, vários testes foram feitos em algumas cidades brasileiras e continuam até agora para, em 2006, finalmente, tornarem o padrão viável comercialmente ao usuário doméstico e corporativo.
1) Quem é dono do WiMAX?
2) Como funciona o WiMAX?
3) As três etapas do WiMAX
4) As aplicações comerciais do WiMAX
5) Quando vai custar?
6) Se você ainda não acredita...
7) Os testes realizados no Brasil
8) A prova de fogo em Ouro Preto
9) Em 2006...
Quem é "dono" do WiMAX? Divulgação | | Chip para WiMAX desenvolvido pela Intel |
O WiMAX é um padrão aberto de conexão sem fio, certificado pelo IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers. Logo, não é uma tecnologia proprietária, não há donos. As diretrizes e discussões ficam à cargo do WiMAX Forum, uma organização sem fins lucrativos formada por dezenas de empresas que enxergam na tecnologia um futuro promissor. Evidentemente, elas tiram o lucro